Tecnologia se une a RH em prol da saúde mental dos colaboradores
Tecnologia se une a RH em prol da saúde mental dos colaboradores

No dia 3 de junho é celebrado no Brasil o Dia do Profissional de RH, um papel complexo e relevante para as empresas, que tem, entre seus desafios, humanizar as relações no ambiente de trabalho.

Essa humanização passa por garantir que os colaboradores estejam dispostos e saudáveis e é nesse ponto que entra a saúde mental, cada vez mais importante nas organizações, principalmente nesse período de adaptação após dois anos de trabalho em meio à pandemia.

A recente inclusão da síndrome de burnout — ou síndrome do esgotamento profissional – no rol de doenças ocupacionais também amplia essa atenção do RH sobre o bem-estar dos colaboradores. Somente em 2020, a Organização Mundial da Saúde – OMS levantou que os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram 26% em comparação ao ano anterior.

“A área de recursos humanos assumiu um importante papel nesse sentido, de prestar maior atenção ao seu quadro de funcionários e observar aspectos que vão além do rendimento técnico e operacional. Com isso, aumentou a demanda por parcerias e soluções que propiciem condições de acompanhamento dos trabalhadores, para prevenção e tratamento nos casos em que isso se mostra necessário”, explica a psicóloga Milene Rosenthal, pioneira na telepsicologia e co-fundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental.

Um exemplo desse tipo de parceria é a adesão das empresas e Planos de Saúde ao Programa de Saúde Emocional (PSE) da Telavita. Por meio dele, psicólogos fazem a medição da saúde mental dos colaboradores e sugerem o encaminhamento e a duração de terapia adequados a cada caso, fazendo o acompanhamento da evolução do tratamento, do início ao fim. O atendimento é remoto, com total sigilo para os trabalhadores atendidos.

Por ter parceria com os principais planos de saúde corporativos do país, a plataforma viu sua demanda crescer substancialmente.

“A procura de empresas que buscam atendimento para seus profissionais é crescente, mostrando que o RH está conseguindo criar uma cultura de ambiente saudável nas empresas, uma demonstração genuína de que a saúde mental dos empregados é uma preocupação cada vez maior nas organizações”, afirma Milene.

A Telavita registra a melhora dos profissionais atendidos pelo PSE em 78% dos casos e uma redução de 50% no custo com planos de saúde para as empresas que ofereceram o tratamento às suas equipes. Dentre os clientes da plataforma estão Bradesco, Omint, Care Plus, Sanofi, Petrobrás e Faber-Castell.

“Essa aliança entre o RH e a saúde mental é uma tendência que chegou para ficar. Além de tudo que uma empresa pode proporcionar para seus trabalhadores, é importante manter esse contato mais humanizado, perceber quando alguém não está bem e saber como agir desde o início, para que todos se sintam bem acolhidos no local onde passam a maior parte do dia”, finaliza a profissional.

Outsourcing de equipamentos de TI pode ser solução para diminuir a produção de lixo eletrônico

Artigo anterior

5G aumenta desafios de segurança em todo o país, diz CertiSign

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.