O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de firmar uma parceria com o WhatsApp e a Robbu — empresa focada em soluções de atendimento digital omnichannel – para implementar atendimento digital por um canal oficial de mensagem via chatbot no WhatsApp. Disponível no número +55 61 3217-3003 ou pelo link, o canal trará acesso a serviços, informações institucionais e notícias relevantes sobre a atuação do tribunal.
Este projeto integra o Programa de Combate à Desinformação criado em agosto de 2021 que prevê medidas educativas e a difusão de informações oficiais e confiáveis sobre a Justiça. A iniciativa com as empresas vai apoiar o STF em ações de esclarecimento sobre as competências do órgão, fortalecendo o conhecimento e a confiança dos brasileiros no trabalho realizado pela instituição. Meta Platforms Inc, WhatsApp LLC e Robbu colaboram nessas iniciativas.
Como vai funcionar
A conta oficial do STF no WhatsApp vai funcionar como um assistente virtual que traz, de forma rápida e segura, um acesso facilitado a outras ferramentas já disponíveis no portal do STF, como consulta processual e de jurisprudência, além de informações institucionais confiáveis para combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa deve impactar até 100 mil pessoas diariamente (acesso médio diário ao site do tribunal) e visa atender aos cidadãos, estudantes, jornalistas e aos profissionais da advocacia que se informam pelo site do tribunal e interagem pelos seus canais digitais, como a Central do Cidadão.
Uma das principais funcionalidades será a opção de receber mensagens automáticas direto no aplicativo de mensagens com notificações de qualquer novidade no andamento de processos em trâmite no Supremo.
Com a implementação finalizada, a população poderá compartilhar com mais velocidade e total segurança, as informações da própria autoridade com seus contatos no WhatsApp. Por ser uma conta oficial com selo de verificação, os usuários estarão seguros de que estão se comunicando diretamente com o STF.
Veja alguns dos tópicos que estarão disponíveis no autoatendimento:
- Sobre o STF: esclarecimentos sobre o papel constitucional e as responsabilidades do STF para combater a desinformação
- Notícias relevantes sobre decisões da corte de interesse público como eleições e participação cívica, vacinas e protocolos de saúde; inclusão e acessibilidade
- Combate à desinformação: notícias da Corte ou artigos de organizações de checagem de fatos para esclarecimentos importantes sobre a atuação do STF
* Serviços com ferramentas de acessibilidade (áudios e/ou vídeos) como:
- Requisição de certidão
- Autenticação de documentos
- Consulta de processos e de pauta de julgamentos
- Tira-dúvidas para advogados
“O Supremo Tribunal Federal tem trabalhado para aproximar a instituição da sociedade e difundir, cada vez mais, informações corretas sobre o funcionamento e o papel do Tribunal. Esse produto a ser lançado será muito útil para quem já utiliza os serviços e também para quem quer aprender mais sobre o Supremo”, afirma o Ministro Luiz Fux, presidente do STF.
“Nosso objetivo é garantir o meio de acesso ao cidadão e advogados de todo o país a informações de fonte confiável, além da disponibilidade de serviços que antes só eram possíveis por outros canais. A parceria contribui para consolidar o já existente posicionamento da Robbu como uma empresa que trabalha para evitar a proliferação de falsas notícias”, enfatiza o diretor Comercial da Robbu, Francisco Dabus.
“A conta oficial do STF no WhatsApp traz serviços muito procurados, diretamente para o aplicativo, com a facilidade que estamos acostumados. A parceria com o Supremo Tribunal Federal é muito significativa para o WhatsApp, pois representa um marco nas cooperações do aplicativo com as instituições brasileiras. Com essa iniciativa, reforçamos uma premissa para a companhia que é incentivar o acesso a informações confiáveis, na palma da mão de pessoas em todo o país” aponta Dario Durigan, Diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil.
Comentários