marcos pontes-it-land

Em evento que contou com a participação do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ribeirão Preto sediou, na tarde desta quarta-feira (23), o lançamento do edital para selecionar projetos de inovação de Inteligência Artificial (IA) em startups Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligado ao Ministério.

No total, serão R$ 80 milhões investidos a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de devolução.

Os projetos devem contemplar cinco linhas temáticas: Agro, Saúde, Indústria, Cidades Inteligentes e Turismo.

O edital é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do MCTI, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da FINEP. Serão distribuídos R$ 20 milhões para cada área temática do Edital.

O diretor de inovação da FINEP, Otávio Burgardt, comentou, durante o lançamento da chamada pública, que “trata-se de um modelo feito em parceria e que irá ajudar no desenvolvimento do empreendedorismo”.

Podem participar empresas brasileiras, individualmente ou em conjunto com outras empresas nacionais.

O objetivo é promover a parceria entre startups, empresas e demais instituições para desenvolvimento tecnológico em Inteligência Artificial.

O prazo de execução do projeto deverá ser de até três anos, prorrogável, justificadamente, a critério da FINEP/MCTI.

As inscrições seguem até junho de 2022 no portal da Financiadora: http://www.finep.gov.br

Supera Parque

O evento foi sediado na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), em sua sede da Avenida Saudade, e teve o apoio logístico do Supera Parque de Inovação e Tecnologia e da ACIRP.

As empresas e startups de Ribeirão, ligadas à inovação, têm condições de apresentar excelentes projetos no âmbito deste edital. Lembro que, assim como recebemos com orgulho este evento, estamos de portas abertas para as empresas e iniciativas que tragam oportunidades para o setor produtivo” Dorival Balbino, presidente da ACIRP.

Para o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini, o projeto beneficia e gera valor a todo o ecossistema tecnológico por todo o país.

A FINEP certamente irá incentivar, com essa iniciativa, o setor de empreendedorismo e o desenvolvimento dos negócios de base tecnológica em Ribeirão e em muitas outras cidades polo do país”, disse.

Já o Secretário de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina, que representou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) no evento, acrescenta que o edital traz amplas possibilidades para as empresas locais.

“Esse edital certamente irá significar o fomento da inovação e da internet das coisas. Mas, destaco que Ribeirão é um dos cinco principais polos de tecnologia genômica do País. E isso é um cenário que pode beneficiar toda a região. Queremos a FINEP como parceira”, explica.

Marcos Pontes

Encerrando o lançamento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, comentou a felicidade em lançar esse projeto na cidade. “Ribeirão não foi escolhida por acaso para sediar o lançamento. Tem em seu DNA o desenvolvimento tecnológico e é uma das grandes lideranças nesse segmento de todo o País, reconhecida inclusive pelo brilhantismo de sua pesquisa “, destaca.

Pontes acredita, ainda, que diversas startups de Ribeirão Preto e região, além de outras espalhadas pelo país, participaram da iniciativa. “Espero que tenhamos várias startups da região participando. Investimento em tecnologia não é gasto, traz dividendos e é fundamental para o desenvolvimento”, disse no lançamento do evento.

Ele anunciou, também, mais 40 milhões em iniciativas para fomento do setor agrícola. “A cana de açúcar, com aprimoramento genético, em parceria com a Embrapa, será uma das beneficiadas”, ressaltou.

Moeda digital surge como ferramenta numa economia rumo à digitalização

Artigo anterior

A iminente crise de saúde mental do CISO – e o que fazer sobre isso

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.