lideranca-feminina-it-land

Cada vez mais mulheres estão ocupando cargos dentro da área de TI e se destacando em funções antes não ocupadas por elas.  A BHS, do segmento de estratégia de tecnologia da informação (TI), tem se empenhado para contribuir com essa nova realidade.

Para isso, a BHS vem trabalhando a diversidade, inclusão e promovendo ações de conscientização interna. Com o empenho da equipe da BHS, houve um crescimento no número de mulheres contratadas. Em janeiro de 2020 elas representavam 23% do quadro. Em janeiro de 2022, já são 31% e a expectativa é de crescer cada vez mais.

De acordo com a gerente de gestão de pessoas da BHS, Deise Souza, a procura de mulheres para as áreas de tecnologia na BHS vem crescendo.

Nos últimos anos temos focado cada vez mais em diversidade. Isso se torna um ciclo virtuoso, quanto mais a procuramos, mais mulheres buscam pelas nossas oportunidades”, ressalta.

O mercado também tem acompanhado o crescimento do número de mulheres no setor e as empresas responsáveis e preocupadas com diversidade e equidade de gênero têm criado espaços e programas voltados à atração de mulheres para a área.

Na BHS, por exemplo, o programa Power Program for Girls, realizado em março de 2021, foi uma oportunidade e que gerou a inserção de mulheres para a área de Power Platform da BHS.

Foram mais de 189 candidatas inscritas e 40 participaram da formação. Iniciativas como essa reforçam e potencializam o crescimento do número de mulheres no setor.

Para a Deise Souza, o apoio oferecido as mulheres para que elas cresçam e se desenvolvam faz toda a diferença no mercado de trabalho.

“Na BHS, temos diversos programas de desenvolvimento e a participação das B.Techers é cada vez maior. No curso de inglês oferecido pela empresa, por exemplo, elas representam 55% dos participantes. Na BHS também temos profissionais da área de gestão de pessoas focadas em acompanhamento e coaching de colaboradores”, acrescenta

“Em termos proporcionais, as mulheres buscam muito mais esse acompanhamento do que os homens. Esse é um dado muito importante para nós, já que mostra que, na BHS, as mulheres se sentem apoiadas no seu crescimento pessoal e profissional. Nossas expectativas é que a TI se tornará cada vez mais feminina e diversa. Acreditamos que as mulheres ocuparão cada vez mais espaço. Com o tempo, teremos muito mais mulheres em funções seniores e de liderança no setor. No que depender da BHS, isso ocorrerá o mais breve possível.”, diz Deise Souza.

A Analista Desenvolvedora, Cristiana Silva, ressalta que o maior desafio em trabalhar com TI, é mostrar que nós mulheres somos competentes para trabalhar em qualquer tipo de demanda e que merecemos oportunidades igualitárias. Na BHS, ela sente que o seu trabalho está sendo reconhecido.

“É muito gratificante trabalhar em uma empresa que valoriza a diversidade e respeita a individualidade de cada colaborador. Acredito que o que faz a BHS ser uma das melhores empresas para se trabalhar é por realmente promover igualdade entre gêneros e apoiar as diferentes causas que precisam ser discutidas pela sociedade” conta Cristiana.

A Desenvolvedora .Net, Izabela Campos, também sabe do desafio da área e das cobranças, principalmente das mulheres, pois foram criadas aprendendo que determinadas atividades são exercidas apenas por determinado gênero.

Quando comecei nesta área, a descriminalização sobre esse tema, ainda era enorme, lembro perfeitamente de vagas que só contratavam homens. Aquilo me doía e me fazia repensar se realmente eu deveria fazer outra coisa além de trabalhar em TI. Mas, ser desenvolvedora já estava no meu sangue, já amava aquele ambiente, e tinha certeza de que não queria sair daqui. Hoje o cenário vem mudando e vejo cada vez mais vagas incluindo mulheres em sua equipe”, afirma Izabela.

Diante de tantos desafios da área, o apoio recebido, acolhimento e cuidado que os, colaboradores, recebem por parte do time de Gestão de Pessoas é um grande diferencial para a consultora Power Platform, Ana Paiva.

A autonomia que temos no momento de exercer nossas tarefas e a liberdade de propor melhorias nas áreas nos deixa sempre confortáveis. Tenho muito orgulho em fazer parte desse time maravilhoso. Na nossa área temos como objetivo otimizar processos, conectar pessoas e melhorar a qualidade de trabalho tanto dentro da BHS quanto nos nossos clientes. Portanto, sempre encaramos projetos inovadores e desafiadores, no qual cada projeto tem um aprendizado e significado único. A BHS é sem dúvida a melhor empresa que já trabalhei. É um lugar que traz muitas oportunidades e posso dizer que já acumulei uma bagagem de conhecimentos”, ressalta Ana Paiva.

BHS

Com sede em Belo Horizonte (MG), a BHS foi fundada há 27 anos. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 clientes dentro e fora do Brasil.  Por anos consecutivos, a companhia vem sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, segundo o Great Place To Work.

Hoje, a BHS é uma das únicas cinco empresas latino-americanas detentoras de uma das certificações mais exigentes oferecidas pela Microsoft: a especialização avançada em Adoção e Gestão de Mudanças (Adoptionand Change Management). Ao todo, a companhia possui mais de 17 certificações Gold Partner Microsoft.

ODATA anuncia novas lideranças para ESG

Artigo anterior

EY usa solução de automação da Microsoft para acelerar processos e reduzir custos

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.

Mais em Liderança