Área de TI investe em vagas para o público LGBTQIA+
Área de TI investe em vagas para o público LGBTQIA+

Uma pessoa seria menos qualificada que outra apenas pela sua orientação sexual? A pergunta fez parte da adolescência e formação profissional da project manager Cristiane Pagine.

Homossexual assumida, ela sempre soube que a única escolha era ser feliz, mas que teria um caminho árduo até o reconhecimento, já que pessoas LGBTQIA+ sofrem com rótulos, problemas familiares e geralmente são inibidos. Situações que se agravam quando chegam ao mercado de trabalho.

Parte da inquietude foi minimizada ao ser contratada pela NTT DATA Business Solutions, uma das maiores fornecedoras de soluções tecnológicas do mundo e que aposta na diversidade.

“As instituições privadas têm criado políticas para contratação e/ou treinamento de pessoas que se enquadrem em perfis de diversidade. No entanto, as companhias que realmente  valorizam a diversidade, e que não se guiam apenas por leis, estão um passo à frente”, afirma Pagine.

Cristiane Pagine, Project Manager

Cristiane Pagine, Project Manager

Na NTT DATA Business Solutions a inclusão vai além de datas alusivas, pois a empresa entende que lutas sociais por igualdade e respeito não devem ser tratadas apenas em um dia ou mês específico.

Isso deve ocorrer com exemplos diários, e a contratação desse público mostra que o ambiente corporativo pode romper preconceitos. Pagine não caminha sozinha pelos corredores da empresa. Outros colegas que se enquadram no público LGBTQIA+ fazem parte do rol de colaboradores.

Isso é possível por meio de um trabalho feito em parceria com o setor de Recursos Humanos. O RH funciona como um pilar de sustentação e é responsável por abrir as portas.

“Somos uma empresa que respira a diversidade em todas as suas faces, o bem de maior valor aqui são as pessoas que estão engajadas com os objetivos coletivos. Não há qualquer tipo de discriminação para acesso as posições divulgadas no mercado e ao crescimento dos profissionais. Há muito tempo entendemos que a pluralidade contribui para o pleno desenvolvimento dos nossos negócios, para inovar precisamos ter mentes e corações abertos”, conta Rosely Maximiano, People Director da NTT DATA Business Solutions Brasil.

Maximiano destaca que, ao contrário do que muita gente imagina, não foi preciso agir pontualmente diante de atitudes discriminatórias.

“Não há necessidade de ações pontuais, as pessoas são respeitadas dentro de suas responsabilidades, o ambiente é de respeito mútuo”, completa. No dia a dia da empresa, o RH colabora para consolidar essa mudança estrutural e dar direcionamento.

A área da Tecnologia da Informação é um setor considerado de maior inclusão. Mas ainda há muito a ser feito. Pagine destaca que programas de formação podem contribuir para o aumento da diversidade no ambiente corporativo e assim mudar a mentalidade.

“Na minha opinião não precisamos apenas de vagas inclusivas, mas também de oportunidades de iniciar uma carreira em outras áreas com programas de formação”, considera. “Um ambiente de trabalho diversificado possui equilíbrio de cargos, no que se refere ao gênero, raça, condição física, faixa etária e nível de escolaridade”, finaliza.

Natura usa inteligência artificial para análise personalizada da pele

Artigo anterior

Mulheres no mercado de TI: a passos lentos, elas ganham cada vez mais espaço

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.

Mais em Carreira