“Compartilhar experiências agrega, afinal vale destacar uma coisa básica: por trás das tecnologias e dos resultados está a equipe”. Assim começou o bate-papo com Márcio Teschima, VP da Conselheiros Trendsinnovation.
O líder traz sólida experiência do setor. Em seu currículo, estão atuações como mentor de Startups e Scaleups desde 2016, ex-mentor Endeavor e integrante do Grupo de CTOs da Endeavor. Teschima é empresário, apaixonado por negócios de tecnologia e fundador da Fourcicle, startup com foco em transformação Digital das empresas tradicionais, impulsionando a estratégia e escala de produtos e processos digitais.
Com experiências internacionais no Japão e EUA, Teschima vive a mais de 25 anos no mercado de tecnologia e processos. O VP da Conselheiros Trendsinnovation é também um dos quatro profissionais no Brasil com todas as certificações mundiais em Gestão de Ativos Digitais (ECM).
“O legal de trabalhar com tecnologia é ser uma área cíclica. Já passamos do tempo de ter que provar que um investimento era necessário para uma melhor entrega de valor para o negócio. É difícil, hoje em dia, ter uma visão somente de suporte ao Business. Em muitos e bem-sucedidos casos, a tecnologia saiu do backoffice e foi para o frontoffice das organizações, sendo o diferencial competitivo para se manter em alguns segmentos”, defende Teschima.
São mais de 30 anos vividos dentro das diversas áreas de tecnologia, mais de 20 anos em operações, 12 anos desses dentro de fusões e aquisições. Foi assim que Teschima entrou em conselhos de empresas.
Desde 2012 sento em posições de Conselhos de empresas que faço parte. Desde 2018 comecei a fazer parte de Conselhos de outras empresas e de Startups e isso me colocou no rumo a conhecer mais sobre os desafios da nova economia e sobre tendências de mercado. Foi então que após um excelente curso de Tendências e Inovação para Conselheiros que fiz na Inova Business School, nós, ex-alunos que pretendíamos fazer uma confraria para manter aceso nosso networking, vimos que tinha um grande potencial de entrega e transformação para as empresas de todos os segmentos, então criamos a Conselheiros Trendsinnovation, onde hoje sou Vice Presidente”, conta Teschima.
Questionado sobre a sua maior lição profissional, o VP da Conselheiros Trendsinnovation é enfático:
Aprendi a lidar com não querer saber de tudo, como é feito e deixar isso para meu time. O processo de empoderamento do time é sensacional, pois entrega valor para todos os participantes do Business. Se tem uma metodologia que acredito e que já usei e transformou os negócios é o Management 3.0, essa é uma lição que todos devemos conhecer, pois diz muito ao trabalhar em grupos e times hoje em dia.”
Ainda sobre gestão, Teschima busca alinhar claramente com o seu time os objetivos. “Temos que ter muito bem definido nossas cadências de controle, quais são nossos indicadores chaves de performance e como nós os entregamos para o negócio. Isso tende a ser fácil se estivermos utilizando a cultura certa e se estivermos dando oportunidade e espaço para as pessoas poderem contribuir.”
Nesse contexto, o grande desafio de se trabalhar dessa forma é, segundo Teschima, ter uma comunicação alinhada e transparente, ter cadências de comunicação com os times, com os pares, com o CEO e, se possível, com o Board da empresa.
Conselheiros TrendsInnovation
Colocar a Conselheiros Trendsinnovation no ar, como uma entidade formal iniciando sua jornada com 80 Conselheiros foi uma importante conquista de Márcio Teschima.
“Acabamos de iniciar nosso segundo ano e nos reunimos no mínimo semanalmente para tratar dos nossos temas e agendas. Lá também buscamos trabalhar de forma ágil com Squads e backlog bem definidos.”
Para os próximos meses, a Conselheiros Trendsinnovation se dedicará em firmar fortes parcerias estratégicas.
IT Land
Sobre a proposta da IT Land para o setor de comunicação e eventos B2B na Tecnologia, Teschima expõe a sua opinião:
“É muito importante ter espaços dedicados para conversas do setor e uma plataforma plural que consiga permear todo ecossistema é uma ajuda e tanto, pois podemos congregar todos os stakeholders em um único lugar. Ter referências, cases de sucesso, pessoas que já conseguiram fazer entregas importantes é muito bom, pois se tivermos acesso a elas em um ecossistema de trocas, isso nos ajudará a eliminar muitos pontos de falha.”
Teschima ainda complementa: “Sei de muitos CIOs, na verdade C’Levels em geral, que não tem com quem discutir suas necessidades e anseios, pois não podem se abrir para não demonstrar falta de conhecimento e até fraqueza. É importante ter pessoas que já passaram por determinadas situações por perto para poder fazer essa troca de experiências, e espero que a IT Land possa contribuir com esse processo, aproximando pessoas, para que elas possam fazer suas entregas com segurança e tranquilidade.”
Assista na íntegra a entrevista completa com Márcio Teschima, VP da Conselheiros Trendsinnovation.
Leia Mais:
Marco Cardoso, CIO da Theraskin: “Fazer o mesmo que todo mundo faz não é sinal de diferenciação” – Clique aqui
Comentários