Quando falamos em inovação no mundo corporativo, a união de áreas estratégicas da empresa, como recursos humanos e tecnologia, sai à frente nas principais tendências de gestão.
E o motivo é simples: a parceria entre RH e TI permite a integração das demandas e funções entre as áreas, com benefícios nítidos para a otimização de tempo, recursos e o crescimento da companhia a longo prazo.
Veja um exemplo desta união no case Haco & Gentrop: Comunicação e Tecnologia integradas na nuvem!
Se por um lado a área de tecnologia traz novas possibilidades de colaboração, contratação e adaptação a novos modelos de trabalho, por exemplo, o conhecimento dos recursos humanos em gestão de pessoas é essencial para compor, entender e garantir a competência, desempenho e bem-estar dos times e seus colaboradores.
Com uma rotina de trabalho organizada, otimizada e colaborativa, ficam claras as responsabilidades de cada um, assim como suas contribuições, despertando o engajamento e o senso de pertencimento à organização, fatores cruciais para o desenvolvimento pessoal e contribuições contínuas de novas ideias”, destaca Alline Antóquio, diretora executiva e especialista em Google da Gentrop, consultoria em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados.
Mas como isso tem acontecido na prática?
Além dos softwares específicos para RH, que auxiliam no recrutamento e seleção, entre outras funções, a implementação de ecossistemas de inovação tem contribuído diretamente para a transformação digital das empresas e a integração das áreas.
“Soluções como o Google Cloud, que permite armazenar todos os dados necessários, oferecem segurança tanto quanto à confidencialidade das informações, como a garantia que estas não sejam, por algum motivo, perdidas”, comenta Alline.
Outro bom exemplo, partindo da rotina do RH para todas as áreas da empresa, o Google Workspace é uma das ferramentas que apresenta os melhores ganhos para a companhia como um todo.
Sob o propósito do trabalho colaborativo entre as equipes, redução de custos com infraestrutura e garantia em segurança de dados, a adoção deste tipo de solução permite que os responsáveis pela gestão de pessoas tenham acesso ao desempenho e engajamento de cada colaborador.
Neste momento de flexibilização da jornada de trabalho, este acompanhamento é fundamental.
“Ferramentas como as do Google Workspace são peças-chave para a contratação e retenção dos talentos. Elas permitem que sejam feitas entrevistas, aplicação de testes e avaliações, além de todo o monitoramento de metas e trajetória do colaborador, avaliando possíveis promoções ou pontos a serem melhorados, tanto em quesitos pessoais, quanto referentes à empresa. Além disso, podem ser criadas verdadeiras redes sociais corporativas, para colocar a empresa em contato direto com seus colaboradores, reforçando o senso de pertencimento e a participação em ações internas”, explica a executiva.
Haco, um case de sucesso
A empresa brasileira em soluções de etiquetagem inteligente, Haco, é um grande case de sucesso em termos de transformação digital e implantação de uma nova cultura colaborativa entre seus funcionários, como resultado da integração das áreas de recursos humanos e tecnologia.
Dotada de uma visão que valoriza o capital humano, permeando a inovação de forma estratégica, desde as relações estabelecidas com os colaboradores, a Haco contou com a expertise da Gentrop para o desenvolvimento de uma rede social corporativa e uma nova intranet, a partir das ferramentas oferecidas pelo Google Workspace.
“Nosso principal objetivo quando tomamos a decisão de fazer toda a renovação da nossa intranet e também construir uma rede social foi justamente ter a conectividade com os nossos colaboradores. Queríamos estar cada vez mais próximos, de forma interativa, comunicando as últimas novidades da companhia. Desejávamos ter um espaço onde eles pudessem também se colocar e nos passar os feedbacks das ações propostas”, explica Jonathan Pinto Correia, analista de recursos humanos da Haco, que complementa:
hoje as pessoas conseguem interagir muito forte na nossa rede social, elas conseguem compartilhar arquivos de uma forma muito mais fácil e conectada, com senso de pertencimento e velocidade”.
De acordo com Juliano Peters Martins, gerente de transformação digital e tecnologia da Haco, o projeto foi implantado em alta velocidade, em função da expertise e gestão humanizada da Gentrop.
“Saímos do zero para semanas repletas de eventos, com sorteio de brindes e toda uma movimentação das pessoas para entender que estava acontecendo alguma coisa diferente. Esse lançamento representa um marco na nossa história, à medida que aproximamos as pessoas das novas ferramentas e tecnologias. Tanto a rede social e a intranet, quanto todo o Workspace que a Google oferece, por meio dessa nossa parceria com a Gentrop, têm sido fundamentais para esse movimento. Estamos empoderando as pessoas em relação à tecnologia”, destaca.
A Haco é um exemplo de como a transformação digital segue acontecendo em ritmo acelerado e o hiperfoco baseado nas experiências segue a mesma toada. Aos profissionais de RH, é preciso aderir à nova mentalidade de employee experience (ou experiência do funcionário) e desburocratizar seus processos, facilitando e integrando a rotina do dia a dia, a comunicação e cada contribuição que os colaboradores podem trazer para a continuidade e crescimento do negócio.
Comentários