Marco Cardoso, CIO da Theraskin
Marco Cardoso, CIO da Theraskin

A IT Land trará ao longo deste ano uma série de entrevistas com importantes vozes da Tecnologia, chamada “Realizadores que Influenciam”. Nela, os CIOs são sabatinados por Edmilson Jr. Caparelli, presidente do Grupo Mídia.

A série já é famosa nas plataformas Healthcare Management e Full Energy, ambas também do Grupo Mídia. A ideia é replicar a expertise de 15 anos do Grupo no setor B2B da Tecnologia.

O primeiro entrevistado da série foi Marco Cardoso, CIO da Theraskin. Com mais de 30 anos de carreira, o executivo falou sobre desafios, aprendizados e sua visão de mercado.

Questionado sobre o que brilha seus olhos para trabalhar com tecnologia, Cardoso confessa:

Sem dúvida nenhuma, é o nível de inovação que a indústria de Tecnologia propicia a quem escolheu a como carreira. Isso é muito difícil de acompanhar, mas toda a exponencialidade que gera em negócios me enche de adrenalina. E estudar é uma coisa que gosto muito também, eu carrego comigo o lema lifelong learning desde que entrei na área.”

Ao longo de suia carreira, Cardoso passou por empresas como Banco Real, Squibb, Baldacci, Sandoz, Varig, Gafisa e, hoje, na Theraskin, onde atua como gerente de TI há 11 anos.

Relembrando essas experiências, Cardoso afirma que foram vários aprendizados durante a sua carreira. “Na Squibb, ainda muito jovem, desafiei o diretor de que entregaria um quadro de reestruturação da equipe de visitação médica e hospitalar em menos de 15 dias. Cumprir com aquilo foi uma loucura!”.

Já a experiência na Varig é classificada por Cardoso como um MBA à parte.

Tínhamos muitos débitos com vários fornecedores e manter a estrutura técnica, assim como a equipe trabalhando, foi um super aprendizado.”

O CIO também ressalta que seu maior desafio é confrontar os padrões de mercado e transformar a cultura das pessoas frente às mudanças. “Fazer o mesmo que todo mundo faz não é sinal de diferenciação. Quando conseguimos provar o valor de ser inovador, passamos realmente a ser disruptivos e entregar coisas melhores.”

Na Theraskin, a gestão de Cardoso conquistou importantes avanços. Dentre eles, a conquista de ser a primeira empresa farmacêutica da América Latina a utilizar Inteligência Artificial para a área de Pesquisa e Desenvolvimento, em 2017.

Sua equipe também foi reconhecida com o melhor projeto de Inteligência de Negócios com o DOMO BI 2021, implantou o Google Workspace desde 2016, e realizou vários projetos de implantação de diversos softwares, inclusive o primeiro foi reimplantar SAP.

Atualmente, os projetos que estão sendo executados pelo seu time são: E-commerce (B2C), Projeto Portal de S&OP, RPAs e o RH Ágil.

Desafios da Tecnologia no Brasil

“O país não possui um planejamento, seja industrial, tecnológico ou educacional, e isso é muito preocupante. Cada governo que entra não cria um programa específico para os assuntos e os que existem não possuem continuidade.”

Essa é a opinião do CIO da Theraskin quando perguntado sobre os desafios da tecnologia no Brasil.

Cardoso também cita a falta de mão de obra para a área ao mesmo tempo que existe uma enorme procura por esses profissionais. “São milhares de oportunidades e pouca capacitação e esse não é um problema exclusivo do Brasil, mas algo precisa ser resolvido urgentemente para não termos um apagão.”

Projetos

Aprender e estudar. Esses são os planos de Cardoso para os próximos anos. “Quero me adaptar às novas tecnologias e às mudanças, buscar sempre mais conhecimento e, a partir disso, continuar a ajudar as empresas a resolverem seus problemas e desafios, encontrando cada vez mais caminhos para o desenvolvimento.”

Sobre como quer ser lembrado no setor de Tecnologia, Cardoso deseja o reconhecimento pelo líder que sempre buscou ser. “Também quero ser lembrado pelas tendências e inovações, desde aquelas mais simples de PDCA até aquelas mais disruptivas. Quero ser alguém que proporcionou o desenvolvimento e o conhecimento para a equipe, alguém sempre disposto à mudança.”

Cardoso e a IT Land

O CIO da Theraskin foi o primeiro entrevistado da série “Realizadores que Influenciam”. Questionado sobre a atuação da plataforma IT Land ele diz que “o novo, o diferente, sempre causa uma movimentação cultural, mas creio que todas as plataformas que surgem nos ajudam a encontrar melhores soluções tecnológicas. Elas nos permitem uma aproximação dos nossos pares e de outros setores, o que torna o ambiente mais diverso e, portanto, mais criativo as inovações.”

Assista a entrevista na íntegra:

Transformação digital em serviços financeiros: o caminho para bancos, seguros e gestão de patrimônio

Artigo anterior

Do EAD ao Metaverso: os efeitos da tecnologia para a transformação do ensino superior

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.

Mais em Liderança