Visões sobre o Marco Legal das Startups
Visões sobre o Marco Legal das Startups

É notório a importância que o mercado de startups vem ganhando no cenário de inovação, tecnologia e economia. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartusps), esse nicho cresceu 300% nos últimos cinco anos.

Tamanha importância tornou necessário a criação de uma regulamentação do setor. Foi então que em 2021 que foi sancionado o Marco Legal das Startups (Lei nº. 182/2021), com o objetivo de regulamentar e defender os interesses das startups brasileiras e seus investidores. A lei ainda visa intensificar ações no setor, viabilizando aportes financeiros e negócios.

A nova legislação também retira de investidores-anjo possíveis encargos tributários ou trabalhistas, possibilitando maior segurança para os investidores.

Sobre esse tema, a IT Land, comunidade especializada em mercado e negócios da tecnologia, conversou com Natália Ferrarezi, co-fundadora da Cizino; Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures; Diogo Catão, CEO da Dome Ventures; e Fabio Veras, CEO da Saúde Ventures. Os empreendedores compartilham os benefícios que o Marco Legal trouxe para os negócios.

 

1 – Menos Burocracia

Natália Ferrarezi, co-fundadora da Cizino, startup especializada em Gestão de empresas e pessoas, acredita que o Marco veio para facilitar investimentos e reduzir a burocracia no setor.

 

Natália Ferrarezi, co-fundadora da Cizino

Natália Ferrarezi, co-fundadora da Cizino

“A maior vantagem é a menor burocracia, uma vez que a história de startups geralmente começa com empreendedores na busca por resolver grandes problemas da sociedade. Ao estabelecer o Marco, podemos resolver entraves que até então não eram possíveis”.

A executiva ainda ressalta o impulsionamento da competitividade digital com a lei instaurada. “A lei permite tanto um melhor acompanhamento e avaliação dos nossos resultados como melhorias no próprio ecossistema para alavancarmos nossa competitividade digital”.

2 – Segurança Jurídica

Entre tantas vantagens, o Marco viabiliza maior segurança em investimentos pela possibilidade de compensar eventuais perdas no mercado com aplicações que tenham sido bem-sucedidas.  Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures, classifica o Marco como o principal avanço no futuro das startups.

Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures

Leonardo Dias, CEO da NovoAgro Ventures

“Antes da lei, não existia segurança jurídica para realizar aportes. Com sua sanção é possível realizar investimentos e negócios de maneira mais eficaz e segura”.

Além disso, o executivo aponta o setor do agronegócio como um dos beneficiados por tal regulamentação. “No agronegócio, não falta recursos para aportes. O marco criou um atalho para o sucesso, que é a de abrir a possibilidade de vendas para o setor público“.

3 – Efetividade Contratual

Diogo Catão, CEO da Dome Ventures, cita a maior efetividade e transparência acordada nas minutas contratuais como um dos proveitos oportunizados pelo marco.

Diogo Catão, CEO da Dome Ventures

Diogo Catão, CEO da Dome Ventures

“O planejamento e a padronização de minutas de editais proporcionou uma maior transparência e efetividade no cumprimento dos contratos, conferindo também maior rigor na aplicação das penalidades”.

Catão ainda enfatizou a adoção de programas de integridade pelas startups que comercializam com o poder público, gerando mais ações e negócios no setor.

4 – Solidez política

Fabio Veras, CEO da Saúde Ventures

Fabio Veras, CEO da Saúde Ventures

Outa vantagem promovida pela ratificação da norma foi a maior clareza nos processos administrativos e a solidez no ambiente dos investidores. Fabio Veras, CEO da Saúde Ventures, menciona esse o grande diferencial trazido pelo Marco.

“O Marco Legal das Startups estabeleceu um patamar elevado no ambiente de negócios, o que impactou no crescimento de empresas de inovação. A lei instaurada também garantiu um status promissor da legislação federal e política do mundo das startups, possibilitando maior consistência para os investidores”.

 

 

 

Emotet torna-se a família de malware mais detectada no 1º trimestre

Artigo anterior

Tiago Ferrari assume cargo de Executivo de Negócios para Utilities da NTT DATA

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.

Mais em Liderança